Liberamos nessa gestão 8.744,13 m
2
para as áreas acadêmicas do campus sede em salas de aulas (1.724,38 m
2),
laboratórios (3.622,85 m
2) e gabinetes de docentes (3.396,90 m
2).
Esse montante implica em 7.113,07 m
2
de prédios novos e 1.631,06 m
2 em áreas reformadas. Apenas para que
o leitor tenha uma ideia do tamanho da área total liberada para a área
acadêmica, esses quase 9000 m2, equivalem a uma área de
cerca de 60 apartamentos de 150 m
2 cada um. É muita
área!
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| Com a saída do NEAD para o novo prédio uma nova sala de aula foi criada |
Parte dessa imensa área foi decorrente de espaços liberados
pela mudança da maioria dos setores administrativos para o novo prédio da
Administração Central. Pra tanto, foi necessário fazer adequações construtivas
no novo prédio para que não apenas as pró-reitorias – como se desejava na
concepção inicial do projeto – mas para muitos outros setores como, a
Procuradoria, Ouvidoria, Auditoria, DSI, área de saúde, etc. Para que houvesse
dinheiro suficiente para bancar tais adequações (novos layouts) foi preciso lançar mão de várias medidas
racionalizadoras, por exemplo, alterar o
projeto original para economizar no acabamento e eliminar 14 toaletes por todo o prédio da reitoria, agora chamado de Administração Central.
Além disso, a Biblioteca Mauá (BIM) passa a ocupar todo o 2
o
pavimento do prédio onde hoje se localiza a reitoria, a PRAD, a DPE e outros
setores. Para que não houvesse risco de que essa decisão pudesse ser
futuramente desvirtuada submeti essa proposta de ocupação integral do prédio
pela Biblioteca ao CGInfra e ao Cepead. Esses
novos espaços serão usados para salas de estudo individuais e coletivas para
atender aos nossos alunos de graduação e de pós-graduação, haja visto que há centenas de bolsistas de pós sem adequadas condições físicas para desenvolver seus estudos e pesquisas.
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| Uma nova e confortável sala com video-conferencia para o grupo da Matemática |
Nesse sentido, o CGinfra, homologado pelo Cepead, definiu que
o andar superior do bloco B, onde hoje se localiza a PRG e a PRPPG, serão futuramente
reformado para criar salas de aula modernas e adaptadas tecnologicamente para
atender às novas abordagens pedagógicas e criar espaço para alunos de graduação e pós.
Em termos de espaços em carteiras escolares para nossos alunos ao todo são mais de 1200, sendo cerca de 624 já concluídos e 640 planejados.
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| No novo prédio do IRN, 3 novas salas foram criadas |
Esse é mais um exemplo de algo que não é uma mera promessa,
mas um fato na medida em que a nossa administração atende às funções finalísticas de ensino e
pesquisa, ao colocar a academia em primeiro lugar.
Importante que tenhamos espaços diferenciados de aprendizagem e, como docente, agradeço estas transformações. Não posso deixar de citar o prédio CEDUC-NEAD. Um espaço que concretizou um projeto há muito desejado, solicitado e que, finalmente, tornou-se realidade. Quero esclarecer que, muito antes do prof. Dagoberto pensar em recandidatura, ele e sua equipe acreditaram e apostaram em nosso trabalho. Do limão que nos jogaram fizemos uma bela limonada! É a educação sendo, enfim, considerada como uma área de conhecimento na Unifei.
ResponderExcluirPois é Rita. O Centro de Educação, Ceduc foi criado e instalado em uma área que antes seria disponibilizada para os interesses do Parctec fase I, suponho eu - porque nada disso foi discutido amplamente com a comunidade acadêmica, para variar - para abrigar empresas já graduadas que insistiam em permanecer na UNIFEI, com a anuência da administração anterior. Apesar desse risco o importante é que a UNIFEI tem hoje essa conquista. Um espaço, libertário, questionador, instigante e receptivo às bases e às novas ideias da Educação. espaço este que há muito almejávamos e tão necessário à uma verdadeira universidade. Imagino que parte da nossa insituicao ainda não se deu conta de que como o CEDU nos será util. Mas isso é uma mera questão de tempo, pois pelo trabalho que o Ceduc bvai nos proporcionar isso logo ficará evidente. Bom trabalho a voce e a toda a comunidade que pensa, ensina, aprende, questiona, pesquisa e cria a arte do ensinar e do aprender. Bem vindos sejam.
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