segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Matrícula, Alimentação, Intercâmbio Internacional e Diretório Acadêmico

MATRÍCULA. Antes de assumirmos a direção da universidade o sistema de matrícula era algo tão absurdo e danoso, que impedia  a matricula remota de maneira minimamente adequada. Sei disso porque meu filho, então aluno da UNIFEI, como os filhos de tantos outros pais passava noites em claro tentando realizar sua matrícula pelo portal.
Inicialmente o portal acadêmico foi refeito o que melhorou substancialmente o processo de realização da matrícula. Em seguida, implementou-se o sistema acadêmico do sistema SIG, cujo módulo acadêmico começou a ser instalado nessa gestão, o  SIGAA. Ainda está longe do ideal, mas há que se reconhecer, em especial para aqueles que passaram pelas dificuldades do passado que houve sensíveis melhorias, mas que estão ainda em processo de aprimoramento.
Para tanto, precisamos aprimorar o sistema SIGAA, em especial no que tange à realização de matrículas, o que implica em maior investimentos em TI (alguns exemplos são a aquisição de servidores de maior capacidade e velocidade e wifi capaz de atender ao acesso simultâneo de vários usuários em todos os ambientes da universidade, notadamente as salas de aula).

ALIMENTAÇÃO. No campus sede a administração na qual o Sr Shigueme era o segundo homem no comando da universidade, colocava em risco os estudantes que estavam a frente da gestão do restaurante, tanto no aspecto tributário quanto a possíveis demandas trabalhistas. Já em Itabira, o descaso da administração anterior acerca dessa questão se resume ao fato de que o restaurante universitário não está sequer contemplado no Projeto da GP&A. Tenho depoimento de colegas de Itabira de que alegava-se que alimentação não era problema da universidade. Para nós é sim!
Em nossa administração, empreendemos a Construção do Restaurante Universitário, sem que houvesse uma dotação orçamentária específica para tal. Nós o empreendemos, simplesmente porque entendemos que isso é muito importante. Para tanto, conseguimos gratuitamente o projeto do restaurante da UTFPR e economizamos com isso centenas de milhares de reais. O restaurante está sendo entregue nas próximas semanas. Está em curso a licitação para aquisição de móveis e de equipamentos para a cozinha industrial até o final do segundo semestre. O modelo de governança do restaurante está em construção. Dessa forma, teremos uma licitação mais robusta para que tenhamos uma empresa que nos forneça alimentação de qualidade a preço justo. O novo restaurante do campus sede entra em atuação no inicio das aulas no próximo ano. 
Apesar de termos entregue o mesmo projeto do restaurante para a Prefeitura Municipal de Itabira, por mais de uma vez, nada foi feito, mas esse restaurante precisa ser construído, o que será feito usando os recursos da própria universidade.

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL. No que tange a intercâmbio internacional encontrei nossos alunos em situação muito delicada pela falta de defesa perante fatos graves como a maneira como o mesmo era administrado pela então Secretaria de Cooperação e Relações Internacionais, com graves consequências na seleção dos alunos candidatos à seleção, sem critérios claros e sem uma banca isenta para seleção de candidatos. Além da injustiça para com muitos estudantes, tal prática implicou em resultados danosos para a universidade como, por exemplo, duplo diploma com desequilíbrio de interesses entre os alunos da UNIFEI e os alunos estrangeiros.
Com a efetiva participação dos representantes estudantis a Norma de Mobilidade Internacional Acadêmica corrigiu as falhas no tema da mobilidade internacional, em especial aos acordos de duplo diploma e mobilidade internacional, com regras claras para a seleção dos candidatos.

DIRETÓRIO ACADÊMICO. Até por conta de eu ter sido ex-aluno, assim como meu filho, mas principalmente por ter ciência da maior sede de diretório acadêmico do país, da importância de nosso Diretório Acadêmico para incontáveis gerações de estudantes que por aqui passaram, me senti compelido a fazer uma vigorosa defesa pública do nosso diretório, contra qualquer possibilidade que levasse a uma possível desapropriação da sede do Diretório Central dos Estudantes da UNIFEI (nota de 23/2/16, disponível no site da UNIFEI).
O maior diretório acadêmico do Brasil - Parte da nossa história

Nenhum comentário:

Postar um comentário