terça-feira, 2 de agosto de 2016

Restaurante Universitário

No inicio de 2013, logo que assumi a reitoria da Unifei, em minhas primeiras viagens à Brasilia fui interpelado no MEC se tínhamos um projeto de restaurante, pois havia verba para construção. Não tínhamos, respondi constrangido. Fiquei de providenciar um projeto, tão rapidamente quanto possível. Ainda me lembro da fala da então Diretora da Secretaria de Ensino Superior do MEC, Adriana Weska: "Rápido Sr Reitor, porque aqui no MEC quem chega primeiro bebe agua limpa".
Assim que retornei a Itajubá verifiquei que se fossemos abrir um processo licitatório, concluí-lo e obter um projeto levaria de 6 meses a um ano. Não havia tempo a perder. Contatei alguns reitores de universidade federais e obtive gratuitamente dois projetos, um da Universidade Federal de Viçosa e outro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Optamos pela do Paraná, pois seu tamanho era mais condizente com o campus sede, possibilitando até 354 comensais, simultaneamente. Muita alegria porque um projeto desses é da ordem de algumas centenas de milhares de reais. Ainda levou alguns poucos meses até que obtivéssemos todo projeto completo. Pude submete-lo ao MEC, mas para minha tristeza a verba não estava mais disponível. Saí de lá apenas com uma promessa, nada mais. Mesmo assim optei por começar a construí-lo com o orçamento que tínhamos, na expectativa de poderíamos obter o recurso no futuro.
Passados 22 meses temos o Restaurante ao custo de R$2.695.000,00, o qual será entregue agora em agosto.

Restaurante Universitário em estágio final da construção
Está em curso a licitação para aquisição de móveis e de equipamentos para a cozinha industrial até o final do segundo semestre. O modelo de governança do restaurante está em confecção. Dessa forma, teremos uma licitação mais robusta para que tenhamos uma empresa que nos forneça alimentação de qualidade a preço justo. O novo restaurante do campus sede entra em atuação no inicio das aulas no próximo ano.


Cozinha industrial será instalada neste segundo semestre
Capacidade de mais de 300 comensais simultaneamente
O projeto da GP&A para a construção do campus de Itabira não contempla restaurante universitário. Todavia, a meu ver, é inadimissível o campus de Itabira não ter um restaurante universitário. Dessa forma, entregamos o mesmo projeto do restaurante para a Prefeitura Municipal de Itabira. Chegamos a fazê-lo por mais de uma vez ao longo dos últimos anos e nada foi feito. Sequer recebemos um oficio como retorno. 
A Reitoria e a Direção do Campus de Itabira, com respaldo da nossa comunidade acadêmica em Itabira, precisam discutir e deliberar se vamos continuar contando com a prefeitura municipal para esse determinado fim ou se vamos nós próprios buscar recursos para a construção do restaurante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário